Foi apresentado nesta semana um novo modelo de hipercarro elétrico que vai entrar para a história como sendo o mais rápido do mundo. Trata-se do novo Rimac Nevera, que será a versão de produção do modelo Rimac C_Two. O modelo chega com um design futurista e repleto de tecnologia. Mas o que realmente chama a atenção é seu conjunto mecânico e a potência que o modelo consegue atingir.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela produtora do veículo, o modelo conta com 1.914 cv de potência e 240,7 kgfm de torque combinados a partir de seus quatro motores de ímã permanente. O hipercarro pesa 2.150 kg. Com essa configuração, os dados oficiais revelam que o veículo vai de 0 a 96 km/h em apenas 1,85 segundo, com velocidade máxima de até 412 km/h.
Seu tempo declarado de quarto de milha é de 8,6 segundos e o hipercarro pode ir de zero a 300 km/h em quase inacreditáveis 9,3 segundos (cerca de 2,5 segundos mais rápido do que esperado pela marca). A energia para movimentar o carro vem de uma bateria de 120 kWh, refrigerada a água.
O carro terá ainda um sistema chamado de All-Wheel Torque Vectoring, que substitui um tradicional sistema de controle de tração. Miroslav Zrnčević, piloto de Teste e Desenvolvimento da Rimac, explica como funciona o sistema.
"Permite um novo nível de calibração do trem de força e dependendo do modo de direção selecionado, a tecnologia R-AWTV 2 pode permitir que o Nevera seja desviado para o lado ou fornecer níveis ideais de aderência, tração e segurança em todas as rodas - não importa quão desafiadora seja a estrada e as condições meteorológicas. Graças a um sistema de transmissão de quatro motores individuais, o motorista também pode alterar a distribuição de torque e personalizar ainda mais a entrega de desempenho, para uma direção totalmente sob medida - variando de um carro polarizado com tração dianteira e traseira."
Outro sistema é o Rimac Driving Coach, que pretende ajudar os motoristas a melhorar a sua condução de uma forma geral e que contará com 12 sensores ultrassônicos, 13 câmeras, 6 radares e o mais recente sistema operacional NVIDIA Pegasus, que sobrepõe circuitos de corrida selecionados em tempo real, oferecendo orientação áudio e visual clara e precisa, para permitir que os motoristas aperfeiçoem suas linhas de pilotagem, pontos de frenagem, aceleração e comandos de direção.
O preço de venda do novo Rimac Nevera será a partir de 2 milhões de euros, cerca de R$ 12,6 milhões na conversão atual.