A Honda colocou uma data para finalizar toda a sua produção de carros com motor a combustão. De a cordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a partir de 2040 ela não vai mais fazer nenhum carro que saia de fábrica com motor a gasolina ou diesel. Este plano faz parte de um projeto ainda maior, que pretende neutralizar toda sua emissão de carbono até o ano de 2050.

Honda afirma que venderá apenas carros elétricos a partir de 2040

As informações forem reveladas em uma coletiva de imprensa realizada recentemente pelo presidente da empresa, Toshihiro Mibe. No evento, os executivos fizeram questão de reafirmar o compromisso da marca japonesa em liderar “avanços que serão feitos nas áreas de mobilidade, unidade de potência, energia e robótica”.

A Honda revelou também alguns passos que serão dados para que os números sejam plenamente alcançados. Até o ano de 2030, a montadora quer que mais de 40% do total de vendas da montadora seja de carros elétricos. Mas a montadora afirma que os prazos intermediários podem acabar mudando de região para região.Honda afirma que venderá apenas carros elétricos a partir de 2040

Além disso, a Honda também planeja lançar em breve uma nova plataforma de carros elétricos, chamada “e:Architecture”. Essa será a plataforma que terá como principal função dar origem a nova família de carros elétricos da montadora, prevista para ser lançada em 2025 e que deve ter como principal foco os mercados ocidentais, começando pelos Estados Unidos.

Diversos investimentos devem ser feitos na cadeia de produção da montadora ao longo dos próximos anos, bem como na melhoria dos processos. Tudo isso com o objetivo de tornar neutra as emissões de carbono em todos os seus produtos e atividades corporativas no ano de 2050.

Os planos revelados pela montadora detalham que a soma de investimentos deve ficar em US$ 49 bilhões, que devem ser aplicados tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento.