A Honda confirmou nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, que deu inicio oficialmente aos trabalhos na sua nova fábrica, instalada na cidade de Itirapina, no interior de São Paulo. Essa unidade está pronta para funcionamento desde o ano de 2016, mas ainda não estava sendo utilizada, de fato.

Honda anuncia abertura de fábrica em Itirapina (SP)

O local promete ser o grande centro de fabricação dos automóveis da Honda no Brasil. Até o ano de 2021, todos os automóveis nacionais que são vendidos por aqui sairão da nova fábrica. A linha que deu o pontapé inicial foi o Fit. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, neste primeiro momento 90 unidades serão fabricadas por dia do carro.

A unidade terá uma capacidade, quando estiver em pleno funcionamento, de produzir até 120 mil carros ao ano. Sua produção será divida em dois turnos. Os funcionários da planta serão pessoas que já possuem contrato com a Honda e que serão transferidos da planta de Sumaré, que também fica no interior do estado de São Paulo.

Tecnologia de ponta

Honda anuncia abertura de fábrica em Itirapina (SP)

A fábrica está sendo anunciada como uma das mais modernas do mundo, seguindo aquelas que podem ser consideradas como as melhores práticas de produção que a Honda adota globalmente. A fábrica conta com tecnologias otimizadas de estamparia e solda, além de um novo processo de pintura da carroceria, com base d’água.

Sumaré

Mesmo com todas as linhas nacionais da Honda no Brasil se mudando para a cidade de Itirapina, a companhia afirma que a unidade de Sumaré vai permanecer funcionando. Por lá vão ficar a produção do conjunto de motor, bem como fundição, usinagem, injeção plástica, engenharia da qualidade, planejamento industrial e logística.

A sede administrativa da Honda na América do Sul, além dos setores de pesquisa e desenvolvimento de automóveis, centro de treinamento técnico para concessionários e divisão de peças também continuarão na antiga unidade.