A Honda confirmou nesta semana que negociou uma parceria com o objetivo de desenvolver carros elétricos utilizando a plataforma e o sistema de baterias criado pela General Motors. De acordo com as informações que foram divulgadas, pelo menos dois modelos de veículos devem ser criados a partir dessa parceria.

Honda faz parceria com GM para desenvolver carros elétricos

De acordo com a imprensa internacional, a parceria foi possibilitada a partir do relacionamento que as duas construíram desde o começo do ano de 2012. Na época, as duas companhias uniram seus esforços de pesquisa e produção para criar um sistema de células de combustível a hidrogênio.

Pelo menos dois modelos devem ser criados através deste novo acordo, mas ainda não se sabem quais serão e nem existe uma data prevista para que os carros comecem a ser vendidos no mercado. A motorização dos veículos será compostas por tecnologia de EVs da GM, e o resto do carro deve ser criado pela Honda, que terá a responsabilidade pelo desenho e pela construção da carroceria e também do interior do veículo.

Honda faz parceria com GM para desenvolver carros elétricos

A arquitetura elétrica da GM pode ser usada de diversas formas, com tração dianteira, traseira ou integral. As baterias podem ser configuradas em suportes, com capacidade entre 50 a 200 kWh. Neste caso, esperamos que a Honda escolhe usar 100 kWh ou menos. A GM deve usar o conjunto de 200 kWh no SUV GMC Hummer.

Tudo indica que ambos os modelos serão criados dentro do segmento de crossovers. A colaboração pode acabar seguindo e dando origem a outros veículos, mas neste primeiro momento o foco é a criação dos dois primeiros modelos utilizando essas tecnologias. Os modelos, de acordo com a nota que foi enviada para a imprensa, também contará com o sistema OnStar da GM, que será integrado ao Honda Link.