A Honda está em estágio avançado de planejamento para o lançamento daquele que será o primeiro modelo da marca com o sistema híbrido flex 1.5 e:HEV flex. O desenvolvimento faz parte de uma série de investimentos que foram feitos no Brasil, iniciada em 2024. O carro será a terceira geração nacional do HR-V.
A informação foi confirmada, com exclusividade, pelo portal Autoesporte. De acordo com documentos aos quais o site teve acesso, o Honda HR-V brasileiro será o primeiro produto local da Honda a adotar o motor 1.5 e:HEV.
O sistema mecânico deverá ser confirmado com o mesmo motor aspirado de 1,5 litro, quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta que já pode ser encontrado em todas as versões dos carros nacionais da marca, incluindo City Sedã e hatch e versões de valores mais acessíveis do próprio HR-V.
A grande alteração que está sendo esperada para esse modelo é que o motor deixará de funcionar no ciclo Otto e passará a operar com o ciclo Atkinson. Isso faz com que o sistema tenha mais eficiência energética, entregando 98 cv de potência sozinho.
Ele estará junto com mais dois motores elétricos, um gerador e outro de tração, com 109 cv. Isso forma um sistema híbrido pleno (HEV), seguindo basicamente o que pode ser encontrado em modelos como Toyota Corolla e Corolla Cross. Isso faz com que o sistema elétrico fique acima de 60 volts, sem recarga externa.
Por enquanto, ainda não existem informações confirmadas em relação ao que deve ser lançado no Brasil; portanto, os dados de desempenho são apenas referências de outros modelos. Por exemplo, esse conjunto em carros vendidos na Tailândia, com a configuração de gasolina com 20% de etanol, entrega 131 cv de potência combinada, com um pico de 25,8 kgfm de torque, vindo do motor elétrico.
O lançamento ainda deve demorar um pouco, não acontecendo antes de 2028. O cronograma do novo HR-V nacional deve seguir a produção do carro no mercado internacional.