A Hyundai apresentou nesta semana o seu novo elétrico esportivo Ioniq 5 N, durante o Goodwood Festival of Speed. Este é considerado como o primeiro modelo elétrico da N, divisão esportiva da marca. O carro conta com foco no desempenho e oferece algumas tecnologias que estão presentes em veículos de pista.

Hyundai apresenta esportivo elétrico Ioniq 5 N com foco no desempenho

Para garantir os 650 cv de potência que o carro promete, a montadora decidiu colocar dois motores elétricos. Oficialmente, a potência declarada é de 609 cv (448 kW) e 75,5 kgfm de torque, o que ainda pode mudar até o início da produção. Mas os números chegam aos 650 cv quando o motorista ativa a função N Grin Boost ativada, artifício que dura 10 segundos.

Os números oficiais divulgados revelam que o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, número que cai para 3,4 segundos com a função Boost ativada. A velocidade máxima anunciada para o veículo é de 260 km/h. Na configuração mais esportiva, o modelo elétrico tem um conjunto de baterias com 84 kWh de capacidade e arquitetura de 800 Volts. Em carregadores ultra-rápidos, o tempo de recarga de 10% a 80% de capacidade leva 18 minutos.

Hyundai apresenta esportivo elétrico Ioniq 5 N com foco no desempenho

Dentre as tecnologias de pista presentes no modelo estão o pré-condicionamento N, que permite a escolha entre o modo Drag ou Track. Outro recurso é o N Race, que conta com mais dois modos de condução específicos, oferecendo ainda mais controle sobre o uso de energia do carro.

Outra novidade presente no carro é o N Pedal, que gerencia a sensação de peso e de tamanho do Ioniq 5 N ao volante. O software aumenta a força de frenagem regenerativa para criar uma transferência de peso que melhora a capacidade do carro em curvas. Ele foi projetado para que o carro aponte mais rapidamente ao contornar uma curva.

O visual reflete toda a modernidade e a esportividade do caro, mais baixo, entrada de ar ativas, acabamento preto contrastante com elementos laranja no para-choque, saias laterais e difusor traseiro. Por enquanto, sem previsão de lançamento no Brasil.