Para quem ainda acha que carro voador é coisa de um futuro muito distante, basta dar uma olhada nas novidades que estão sendo apresentadas ao longo da semana na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Depois de outras montadoras já terem feito o mesmo, chegou a vez da Hyundai apresentar um modelo de carro voador.
O modelo foi batizado como S-a1, com capacidade para levar 4 passageiros e 1 piloto, basicamente a mesma capacidade da grande maioria dos carros que rodam e atendem através dos aplicativos de transporte.
O conceito faz parte de um projeto criado pela montadora, em parceria com a Uber, que cria um sistema de compartilhamento de viagens aéreas com veículos que possuem a capacidade de transportar passageiros em curta distância. Os chamados “hubs” funcionam como helipontos, mas quando um veículo voador pousa ele pode se conectar com os carros autônomos.
Parceria com a Uber
A montadora também aproveitou a feira para anunciar uma parceria com a Uber na criação de táxis voadores e de uma rede de compartilhamento das viagens. A Hyundai é a primeira empresa automotiva a aderir à iniciativa. Com isso, o projeto passa a ter capacidade de fabricação em escala automotiva e um histórico de veículos elétricos de produção em massa. O conceito de veículo aéreo lançado pela Hyundai teve participação, no design, da Uber
De acordo com os termos que foram anunciados do acordo, a Hyundai terá a responsabilidade de produzir e implantar os veículos aéreos, enquanto a Uber vai fornecer os serviços de suporte ao espaço aéreo, as conexões para o transporte terrestre e as interfaces com os clientes por meio de uma rede de compartilhamento de passeio aéreo.