A Hyundai anunciou que vai começar a exportar um dos seus modelos fabricados no Brasil para o país vizinho Colômbia. Trata-se do Creta, SUV que atualmente é feito na unidade da empresa instalada na cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Desta forma, o país colombiano vai deixar de importar o modelo que até então era comprado da Índia.

Hyundai começa a exportar Creta nacional para a Colômbia

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o carro que será exportado para a Colômbia terá uma versão exclusiva, com motor 1.6 de 130 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou automático. Não existem planos de levar outras versões do carro para o mercado colombiano.

O carro chegará por lá com Apple CarPlay e Android Auto, faróis com projetores e luz diurna de leds, rodas de liga leve de 16 polegadas e controles de estabilidade e tração. A escolha dos itens que estão sendo trazidos para o modelo que será vendido na Colômbia foi pensado basicamente através de estudos de hábitos de consumo da população local.

Hyundai começa a exportar Creta nacional para a Colômbia

Um detalhe interessante divulgado pela empresa sobre como vai funcionar o processo de importação está relacionado a forma como os carros chegarão na Colômbia. Todos serão despachados através do porto de Santos, no litoral do estado de São Paulo.

Com esse tipo de logística, a Hyundai estima que o tempo de trânsito do Brasil até a Colômbia será, em média, de 15 dias - redução bastante considerável frente aos 30 dias que eram gastos a partir da Índia. Uma vez em território colombiano, o Creta será comercializado pela importadora local Neocorp, que possui uma rede de 44 lojas no país.

Atualmente, a fábrica da Hyundai em Piracicaba exporta também o seu compacto HB20, mas apenas para o Paraguai e para o Uruguai.