A Hyundai apresentou nessa semana um conceito que de veiculo que parece ter saído diretamente da série da Netflix Black Mirror. Trata-se de um modelo de carro que pode se locomover sobre quatro estruturas que fazem com que a cabine fique mais elevada do chão, e que lembra bastante patas.

Hyundai cria carro que anda sobre quatro patas

O design do veiculo parece realmente ter sido retirado do episódio da série chamado Metalhead. Mas a ideia da montadora não é criar nenhum tipo de problema para a raça humana, o que acontece na série. A ideia principal por trás do conceito, que se chama “Elevate”, é criar um veículo que consiga auxiliar em primeiros socorros em situações de acidentes ou desastres naturais, já que, graças ao seu design incomum, consegue andar em terrenos que outros veículos teriam dificuldade em acessar.

A ideia do projeto realmente foi criar um carro que conseguisse se movimentar como alguns tipos de mamíferos ou de répteis. Além do carro apresentar a possibilidade de ser conduzido em estradas de alta velocidade, o grande diferencial do modelo poderia ser justamente a capacidade de escalar paredes ou de pular vendas de até 1,6 metros de largura.

Hyundai cria carro que anda sobre quatro patas

Na ponta de cada uma das estruturas que parecem patas existe uma roda com diversos eixos articulados, que podem ser elevados ou até mesmo alargados. Os criadores do conceito afirmam que o mecanismo permite uma mobilidade que não pode ser encontrada em nenhum outro veículo, nem mesmo em jipes.

Quando o motorista quiser andar “normalmente” com o seu transformer, a Hyundai afirma que o sistema de articulação permite que o modelo possa ser utilizado como se fosse um carro normal, sem qualquer tipo de dificuldade na sua operação.

A cabine do veículo também é diferente, contando com portas centrais. Ele pode levar até 6 pessoas ao mesmo tempo, sendo que duas delas ficam nas pontas e quatro no meio, sendo que duas apontam para um lado e as outras apontam para o outro lado.

Hyundai cria carro que anda sobre quatro patas

Como em um trem de metrô, o motorista pode ir para o assento da outra ponta para inverter a direção. O vão central pode ser rearranjado para levar macas e outros apetrechos de socorro. Ou até adaptado para outras funções.

De acordo com a montadora, o conceito ainda não passa realmente de um projeto que pode inspirar o surgimento de outros veículos mais próximos da realidade. Portanto, não existe previsão de lançamento para o “Elevate”.