A Hyundai divulgou imagens que mostram como ficaram as mudanças promovidas no novo Elantra, que passou por um processo de reestilização. O sedan médio acabou ganhando elementos que tornaram o seu design mais esportivo. A mudança não chega a marcar o lançamento de uma nova geração, mas acaba alterando mais do que de costume para um facelift.
A parte da frente do modelo passou por um redesenho, sendo que nessa parte é que aparecem as mudanças mais significativas. O Elantra está ganhando uma nova grade e também um novo modelo de faróis, que agora são triangulares. Nas versões mais caras do carro elas serão contornadas por LEDs.
Já na parte de trás do carro estão as novas lanternas, que exibem formas geométricas, abandonando de vez as linhas abauladas das últimas gerações. As laterais do carro passaram por poucas alterações quando comparadas com o modelo anterior, e o mesmo acontece com a parte interior do modelo.
O que acaba mudando dentro do carro é a lista de equipamentos, que passará a ter alguns reforços importantes, como um sistema de frenagem automática com detector de pedestres, e os novos volante, quadro de instrumentos e comandos do ar-condicionado.
Em relação a sua composição mecânica, o novo Elantra será oferecido em três opções diferentes de motores nos Estados Unidos. O modelo de entrada usa o 2.0 16V aspirado a gasolina de 150 cv, enquanto o intermediário traz o 1.4 turbo a gasolina que gera até 130 cv — ambos usam a transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas.
O modelo também será vendido na versão Sport, com motor 1.6 16V turbo, o mesmo que foi recalibrado para entregar 204 cv.
Ainda não existe previsão de lançamento do novo Elantra para o mercado brasileiro, até mesmo em função da situação complicada entre a Caoa e a Hyundai no Brasil. Em abril, a matriz da montadora pediu o rompimento do contrato, que durava dez anos. O caso está sendo debatido na 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem de São Paulo, e será julgado em Frankfurt, na Alemanha.