Sempre quando uma montadora faz um grane lançamento é natural esperar que o carro seja bem vendido, pelo menos por parte da própria empresa. Em alguns casos a estratégia de marketing agressivo funciona, enquanto que em outros casos ela simplesmente não faz efeito nenhum. Mas este não foi o caso da Hyundai, que está comemorando muito os resultados que estão sendo divulgados aos poucos sobre as vendas do carro sensação do momento, o HB20. De acordo com as últimas informações que foram divulgadas pela montadora, já são 50 mil unidades vendidas somente aqui no Brasil.

Hyundai HB20: Mais de 50 mil unidades já teriam sido vendidas

É claro que a montadora não revela precisamente qual era a previsão de vendas deste novo carro, mas com certeza este número esta acima do previsto e esperado pela empresa coreana que está iniciando este ano suas operações fabris na América Latina. Apesar de ter vendido 50 mil unidades do veículo somente nestes dois meses de lançamento do carro, a empresa disse que 24 mil pessoas estão aguardando para ter o seu veículo em uma lista de espera, já que foram fabricados até o momento apenas 26 mil unidades do novo HB20.

Grandes investimentos

Vale lembrar que a fabricação do carro esta sendo feita aqui no Brasil, mais precisamente na fábrica da Hyundai que foi construída este ano na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo. Apesar da unidade já estar operando a todo o vapor deste setembro, quando aconteceu o lançamento do HB20, a montadora resolveu esperar um pouco para fazer o evento oficial de inauguração da fábrica, que aconteceu no dia 9 de novembro. A empresa utilizou justamente o evento de abertura da fábrica para divulgar seus resultados de venda do veículo aqui no Brasil.

HB20 já vendeu 50 mil unidades

O evento realmente foi encarado como uma noite muito importante para a montadora, principalmente por causa da sua estratégia de marketing agressivo par abertura e consolidação do mercado aqui no Brasil. Realmente a montadora conseguiu gerar um grande barulho em torno do lançamento do HB20, provocando esta grande curiosidade do público brasileiro que consequentemente acabou levando a este grande número de vendas de carros já nos primeiros 2 meses de comercialização. Fontes seguras que são próximas da diretoria da companha no Brasil alegam que a montadora só estava pronta para vender 25 mil unidades do carro este ano, e que esta grande procura obrigou a montadora a rever alguns procedimentos para dar conta da demanda sem perder os clientes que demonstraram interesse do carro mas que não conseguiram levar o veículo na mesma velocidade do que os primeiros.

O evento de abertura oficial da nova fábrica da montadora no Brasil contou com a presença de figuras muito importantes para a empresa, como o presidente mundial da companhia, Chang Kyun Han e também nomes importantes da política nacional, como o vice-presidente da república Michel Temer e o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, além também de alguns outros ministros e secretários de estado. De acordo com as informações que forma repassadas durante alguns dos discursos o investimento total que a montadora está fazendo no Brasil para abertura desta unidade é de US$ 600 milhões. Foi destacado também durante o evento a importância das novas medidas que o governo está impondo para o mercado automobilístico que dá mais vantagens para as empresas que instalarem suas fábricas aqui no Brasil do que as que continuarem importando seus carros.

Fábrica a todo o vapor

Os jornalistas e convidados que estavam presentes no evento de abertura oficial da nova fábrica da Hyundai conseguiram acompanhar um pouco da rotina da fábrica que está funcionando a todo o vapor. Ao invés de esperar até pela sua abertura oficial, o que acabam fazendo muitas montadoras, a empresa já colocou as esteiras para funcionar a todo o vapor deste setembro, quando a fábrica teve o OK para iniciar suas operações. Desde sua inauguração a fabrica trabalha em dois turnos, mas a diretoria já está discutindo a possibilidade de iniciar os trabalhos no terceiro turno para conseguir dar conta da fabricação de todas as unidades do HB20 que já foram vendidas. Se o terceiro turno da fábrica realmente e ativado, a capacidade de produção vai subir de 150 mil carros para 220 mil carros por ano.

Linha de produção do HB20 em Piracicaba

Um dos motivos que leva a fábrica a ter que realmente dar mais atenção a unidade brasileira é que a montadora tomou a decisão de montar boa parte do HB20 aqui no Brasil, ao invés de trazer a maioria das peças de outros países para realizar apenas a montagem em solo brasileiro. De acordo com a Hyundai, 75% das peças que precisam ser produzidas para o novo cargo da marca estão sendo produzidas aqui no Brasil, sendo que apenas peças como câmbio e motor estão sendo trazidas da Coreia do Sul para serem colocadas nos carros. A montadora prometeu ainda que pretende usar 100% de peças nacionais no carro, mas ainda não falou em um prazo para que isto aconteça, uma vez que isso acarretaria em um aumento de produção ainda maior.

A montadora também aproveitou o evento para fazer o levantamento de alguns dados relacionadas a quantidade de pessoas que já estão trabalhando na unidade e também algumas curiosidades relacionadas ao tamanho da fábrica aqui no Brasil. A Hyundai afirma que a construção ocupa um terreno de 1,4 milhão de metros quadrados, com 69 mil de área construída. Atualmente a unidade já conta com 1800 funcionários diretos, sendo que 80% da mão de obra mora na cidade de Piracicaba, o que representou uma grande crescimento no número de vagas de trabalho no município. Além disso, nove empresas fornecedoras sul-coreanas, localizadas no Parque Automotivo, empregam mais 3.000 pessoas. A estimativa é que até o final do ano a construção gere mais 20 mil empregos indiretos na cidade.

Confira galeria de fotos do HB20 que está sendo fabricado aqui no Brasil:

  • HB20 - Foto 1
    HB20 - Foto 1
  • HB20 - Foto 2
    HB20 - Foto 2
  • HB20 - Foto 3
    HB20 - Foto 3
  • HB20 - Foto 4
    HB20 - Foto 4
  • HB20 - Foto 5
    HB20 - Foto 5
  • HB20 - Foto 6
    HB20 - Foto 6
  • HB20 - Foto 7
    HB20 - Foto 7
  • HB20 - Foto 8
    HB20 - Foto 8
  • HB20 - Foto 9
    HB20 - Foto 9
  • HB20 - Foto 10
    HB20 - Foto 10
  • HB20 - Foto 11
    HB20 - Foto 11
  • HB20 - Foto 12
    HB20 - Foto 12
  • HB20 - Foto 13
    HB20 - Foto 13
  • HB20 - Foto 14
    HB20 - Foto 14
  • HB20 - Foto 15
    HB20 - Foto 15
  • HB20 - Foto 16
    HB20 - Foto 16
  • HB20 - Foto 17
    HB20 - Foto 17
  • HB20 - Foto 18
    HB20 - Foto 18
  • HB20 - Foto 19
    HB20 - Foto 19
  • HB20 - Foto 20
    HB20 - Foto 20
  • HB20 - Foto 21
    HB20 - Foto 21
  • HB20 - Foto 22
    HB20 - Foto 22
  • HB20 - Foto 23
    HB20 - Foto 23
  • HB20 - Foto 24
    HB20 - Foto 24
  • HB20 - Foto 25
    HB20 - Foto 25