A Hyundai deu início nesta semana a produção em série da nova picape Santa Cruz na unidade instalada em Montgomery, no estado do Alabama. O fábrica passou por uma série de atualizações com o objetivo de receber o modelo e agora concentra seus esforços para produzir cinco veículos diferentes do grupo: Sonata, Elantra, Tucson, Santa Fe e a própria Santa Cruz.
“Estamos entusiasmados e honrados por produzir a primeira picape da Hyundai para o mercado norte-americano”, disse o diretor da fábrica, Ernie Kim. “O lançamento do Santa Cruz é mais uma prova da confiança que a empresa Hyundai Motor deposita em nossa casa no Alabama. Estou muito orgulhoso de nossos membros da equipe por realizarem essa conquista enquanto o mundo está passando por tempos tão difíceis", completou.
Quando for lançada, a picape Santa Cruz deve competir diretamente com a Ford Maverick, uma vez que ambos os veículos estão chegando ao mercado como estreantes no segmento, ficando posicionados como alternativas às picapes tradicionais e devem mirar em cliente que hoje consomem SUVs, hatchbacks e até sedans.
Em relação ao visual, a nova opção de picape da Hyundai aposta em linhas mais dinâmicas e ousadas que a rival da Ford. O modelo foi inspirado diretamente na Tucson, modelo que empresta a plataforma, e segue fielmente as tendências apresentadas na cartilha com a nova identidade visual da marca.
Na parte da frente, o carro conta com luzes diurnas de LED integradas à grade, enquanto que na parte de trás o carro conta com lanternas divididas pela tampa e caçamba. Já por dentro, o carro remete diretamente a modelos que são caracterizados como veículos de passeio, com tecnologias que contam com painel digital e freio de estacionamento eletrônico.
Em relação ao seu conjunto mecânico, a montadora deve oferecer duas opções diferentes de motorização: 2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com 190 cv e 24,9 kgfm de torque, e 2.5 turbo com 275 cv e 42,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com opção de tração integral com seletor de modos HTRAC, que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.
O carro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.