O começo do ano de 2017 tem sido bem interessante para aqueles que gostam do mercado automotivo e também de tecnologia, uma vez que as montadoras estão apresentando diversas novidades interessantes, especialmente no segmento de carros autônomos. A Hyundai apresentou o modelo chamado de Inoq, e que pretende ser uma opção de carro autônomo popular.
Uma das grandes diferenças deste projeto quando comparado com outros modelos semelhantes está no fato de que este carro não pretende ser nenhum projeto cientifico, e sim um carro normal e que pretende ser viável para o mercado como um todo. A afirmação foi feita por Mike O’Brien, vice-presidente da Hyundai para a América do Norte, durante a demonstração feita pela AFP.
Democratização da tecnologia para uma diretriz para a fabricação deste modelo, uma vez que a grande preocupação neste projeto acaba sendo lançar um carro autônomo que oferece a tecnologia para o público médio, aquelas pessoas que não podem comprar carros muito caros. "Muitos fabricantes projetam veículos autônomos, mas a Hyundai pode disponibizliá-los a preços acessíveis para o consumidor médio", disse O'Brien.
Autônomo popular
O projeto Ioniq fez bonito durante a apresentação e a demonstração realizada pela montadora durante os testes. O carro conseguiu mudar de pista durante o processo de condução. Além disso, o carro também parou e obedeceu o sinal vermelho. Em outras fases do teste, o carro conseguiu parar a tempo de dar passagem para pedestres e também freou quando o carro da frente parou de uma forma mais brusca.
Mas, assim como acontece com a grande maioria dos sistemas autônomos para carro, ele ainda não consegue ser perfeito. Um exemplo foi quando o carro ficou logo atrás de um caminhão que estava parado. Ele não conseguiu fazer a manobra sozinho para passar pelo veículo de grande porte. Neste caso, o carro teve que ser assumido pelo motorista.
Por enquanto, a montadora ainda não deu mais detalhes sobre a potência do motor deste carro e nem uma previsão de quando ele poderá efetivamente ser lançado no mercado internacional.