A Hyundai está se preparando para lançar no Brasil, nos próximos anos, alguns carros que são comercializados pela marca em outros países, como Santa Fe, Palisade, novo Kona, Ioniq 5 e Tucson. Isso vai acontecer em função da mudança estrutural da marca por aqui, com a própria matriz assumindo as importações. Mas um dos modelos que não deve ser lançado por aqui e a picape Santa Cruz. Mas um modelo substituto estaria nos planos.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional, a montadora já estaria desenvolvendo uma picape que deve acabar sendo lançada justamente para assumir essa lacuna. O carro estaria sendo pensado para ter dimensões, como largura e altura, semelhantes a de SUVs compactos.
Neste modelo, a proposta seguiria mais ou menos o que a Chevrolet fez com a Montana, sendo baseada no Tracker. No caso da Hyundai, este novo picape poderia pegar diversos elementos emprestados do Creta, compartilhando elementos como o painel e também algumas escolhas mecânicas.
É muito provável que essa nova picape acabe sendo criada a partir de determinadas evoluções que já são esperadas para o Creta. Como o lançamento da picape está previsto para ser lançado em três anos, também existe uma chance do modelo acabar chegando unto com uma nova reestilização do Creta, ou até mesmo de uma nova geração do carro.
Pode ser que o projeto ainda tenha alguma das ideias que foram apresentadas no modelo conceito Creta Sport Truck Concept (STC), apresentado originalmente no Salão do Automóvel de 2016. Mas, como já fazem 8 anos deste lançamento, tudo indica que a relação que será mantida é apenas estrutural com o Creta.
Ainda no campo da especulação, é muito provável que a nova picape já seja lançada com opções eletrificadas, com motorização híbrida.