A Hyundai anunciou a decisão de transformar o Ioniq, nome que antes era utilizado para identificar o sedan vendido pela montadora com opções hibrida e 100% elétrico, em uma marca. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a divisão vai passar a englobar todos os modelos de carros elétricos que serão lançados pela coreana no futuro.

Hyundai transforma Ioniq em divisão de elétricos

O nome Ioniq, quando pensado para o carro, acabou sendo inspirado pelo acrônimo de duas palavras: "íon" (íon) e "único" (único), portanto, será usado para uma série de modelos futuros. Especificamente, a Hyundai já anunciou que os Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7 chegarão ao mercado até 2023: os números pares serão usados ​​para identificar os carros, enquanto os números ímpares serão dedicados aos SUVs.

A empresa quer que não apenas unificar os lançamentos elétricos em um solo como também padronizar questões como a plataforma que será utilizada para os próximos carros que estão sendo preparados. Os futuros lançamentos serão construídos sobre a plataforma E-GMP (Eletric Global Modular Platform).

Hyundai transforma Ioniq em divisão de elétricos

O primeiro carro que já deve chegar neste novo formato será o Ioniq 5, SUV médio que será apresentado no começo do ano que vem. O novo elétrico deve ser inspirado no Concept 45, que originalmente foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt 2019.

Na sequência, o próximo lançamento da nova divisão deve ser o Ioniq 6, sedan que está previsto para chegar no mercado no ano de 2022. Este modelo está sendo desenvolvido a partir do conceito Prohecy, que foi mostrado no mês de março deste ano.

Por último, o selo deve ter o Ioniq 7, previsto apenas para o ano de 2014. Este modelo deve ser vendido ao lado do Ioniq 5, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre as diferenças que ele terá quando comparado com os modelos anteriores.

A Hyundai pretende se transformar, nos próximos anos, como a terceira maior empresa produtora de veículos elétricos no mundo. Os planos da empresa é conquistar, pelo menos, 10% do mercado.