A venda de automóveis importados no Brasil está caindo, pelo menos é o que mostra os resultados parciais que foram divulgados relacionados ao primeiro trimestre de vendas. De acordo com as informações da Associação Brasileira das Empresas Importadoras De Veículos Automotores (Abeiva), somente no mês de março foi uma queda de 40,3% nos emplacamentos de importados. Foram 8.161 unidades, contra 13.663 no ano passado.

Importados em queda

Em relação ao acumulado do trimestre, a queda foi de 31,7%. Nos primeiros três meses do ano foram 24.217 emplacamentos, sendo que no mesmo período referente ao ano passado foram 35.460 carros importados vendidos.

Já os números relativos as vendas internas brasileiras revelam que o mercado interno cresceu 1,9% no mesmo período.

Queda intensa

Os representantes das entidades que importam veículos para o Brasil não esperavam números muito animadores em relação a venda aqui no Brasil, mas parece que ninguém esperava uma queda tão grande apontada nestes primeiros três meses. De acordo com as palavras de Flavio Padovan, presidente da Abeiva, foi uma queda mais intensa do que todos esperavam. Mas a confiança em relação ao segundo semestre do ano é otimista.

Isso porque quando a entidade compra os meses do ano eles se mostram um pouco mais animadores. Por exemplo, quando comparadas as vendas dos carros importados em Março deste ano em relação ao mês de fevereiro deste mesmo ano, o crescimento é de 12,1%.

As empresas que estão inclusas neste levantamento, e que fazem parte da Associação, são as seguintes: Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Changan, Chery, Chrysler, Dodge, Ferrari, Hafei Motor, Haima, Jac Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei Automobile, Kia Motors, Lamborghini, Land Rover, Maserati, Mazda, Mini, Porsche, Rolls Royce, SsangYong, Suzuki e Volvo.