O governo indiano anunciou recentemente que deverá fazer uma compra de 10 mil veículos elétricos, todos eles produzidos pela Tata Motors, que atualmente é o grupo que conta com marcas famosas no seu portfólio, dentre eles a Jaguar Land Rober. O principal objetivo da compra, de acordo com o anuncio da montadora, é substituir os carros movidos a gasolina e diesel.

Índia anuncia compra de 10 mil carros elétricos

A troca de carros começará a ser feita a partir dos veículos que são utilizados pelo próprio governo. O tempo de duração das compras deverá ser de três a quatro anos, sendo que a troca será realizada de tempos em tempos. De acordo com os números que foram revelados pelo governo indiano, atualmente são 500 mil carros sendo utilizados pelo governo.

O acordo entre a Tata Motors e o governo indiano revela que a montadora vai fornecer os veículos elétricos para duas fases da substituição, sendo que as primeiras unidades deverão ser compradas já a partir do mês de novembro. Outras companhias também acabaram fazendo propostas, dentre elas a Nissan e também a indiana Mahindra & Mahindra.

Índia anuncia compra de 10 mil carros elétricos

Seguindo os passos de outros países, especialmente na Europa, a Índia criou um grupo de estudos dentro do próprio governo para criar um projeto visando substituir os veículos que são movidos através dos motores a combustão. Assim como os outros países que adotaram medidas parecidas, o principal objetivo é reduzir a quantidade de emissões de carbono.

A índia ainda não criou uma lei definindo um prazo limite para que as fábricas e as empresas deixem de vender veículos com motores a combustão no país, mas os estudos iniciais avaliaram que a troca poderia acontecer em 15 anos em relação aos novos carros, e até 2030 para limitar o registro de novos carros movidos a gasolina e diesel.