Com a promessa de veículos elétricos e autônomos mais próximos de virar realidade, com muitos inclusive já fazendo parte do cotidiano das pessoas em determinadas regiões, a CES 2019 indo além e mostrando o que realmente pode se esperar dos carros daqui para frente. A indústria, de uma forma geral, quer que os carros se tornem tão inteligentes e personalizáveis quanto os smartphones.

Indústria aposta em veículos tão inteligentes como os smartphones para o futuro

São diversas as novidades mostradas nos estandes deste que se tornou o maior evento de tecnologia do mundo e que acabou abrindo um grande espaço para os veículos, o que antes não acontecia. Confira algumas das tendências apresentadas nos diferentes estandes de carro da feira:

Reconhecimento facial

Hoje em dia ele está sendo utilizado apenas para destravar o smartpthone. Nos carros, ele também poderá ser utilizado para isso, mas a ideia é criar softwares de Inteligência Artificial que vão permitir o reconhecimento de emoções e sentimentos dos condutores.

Assistente virtual 3.0

A ideia é fazer com que o assistente virtual deixe de ser apenas uma voz e se torne uma presença mais marcante dentro do carro. Para isso, a Nissan apresentou um sistema de realidade aumentada que coloca um avatar no banco do passageiro, como se fosse um holograma.

Visão de raio-X

Diretamente do Superman para o seu futuro carro, a tecnologia chamada “Invisible-to-Visible” vai permitir ao motorista "enxergar" possíveis perigos que não estão à vista, como se tivesse uma visão de raio-X. Ele permite ver que existe um congestionamento à frente e mudar de caminho e até enxergar uma vaga para estacionar antes de chegar nela.

Cheirinho bom

Indústria aposta em veículos tão inteligentes como os smartphones para o futuro

Já a Kia apresentou um sistema que promete deixar o interior do veiculo com cheiro agradável, de acordo com as necessidades do motorista e dos passageiros. Para isso, o sistema de reconhecimento facial vai identificar sentimentos e escolher os melhores odores para o momento. A tecnologia também poderá deixar a cabine do carro mais quente ou mais fria automaticamente.