Assim como aconteceu em outros estados brasileiros, o governo do estado do Ceará confirmou que, para o ano de 2019, os contribuintes pagarão, em média, menos IPVA do que a quantia paga ao longo do ano de 2018. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Secretaria da Cultura, o valor de redução médica ficará em 3,79%.

IPVA 2019 CE: Confira informações sobre os valores e datas de pagamento

A redução do valor do IPVA no estado do Ceará acabou ficando um pouco maior do que a média dos outros estados. Em São Paulo, por exemplo, a queda ficou em 3,34%, já em Minas Gerais não superou a marca dos 3%.

No estado do Ceará, existem 2.271.067 veículos que atualmente devem recolher o imposto. Com essa quantidade de carros e com os valores estabelecidos para o pagamento do IPVA, o valor de arrecadação esperado fica em R$ 1.001.864.000,00, sendo que 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.

Os contribuintes que desejam realizar o pagamento do imposto em cota única deverão realizar o pagamento do imposto até o dia 31 de janeiro para conseguir o desconto de 5% no valor total. Já para quem deseja realizar o parcelamento do imposto, ele pode ser feito em até 5 vezes nos meses seguintes.

IPVA 2019 CE: Confira informações sobre os valores e datas de pagamento.

Quem decidir pelo parcelamento, deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 8 de fevereiro, 8 de março, 8 de abril, 8 de maio e 10 de junho de 2019. Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA, a Secretaria da Fazenda do Estado considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

A Secretaria da Fazenda do estado do Ceará confirmou que os boletos não foram enviados para os contribuintes pelos Correios.  Eles deverão acessar o site da Sefaz http://www.sefaz.ce.gov.br/ para ter acesso aos boletos, ou então ir diretamente a um dos postos de atendimento da rede arrecadadora, formada por Banco do Brasil, Caixa, BNB, Bradesco, Casas Lotéricas e Farmácias Pague Menos.