As informações relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019 no estado de São Paulo já foram liberadas para os proprietários. As pessoas podem tanto conferir os valores que ficaram em aberto como já efetuar o pagamento em toda a rede bancária.

IPVA 2019 em São Paulo já pode ser consultado

As opções de consulta são inúmeras, sendo que a mais prática é aquela que permite que as pessoas tenham acesso as informações sobre o imposto diretamente pela internet, através do site da Secretaria da Fazenda. 

Para acessar as informações pela internet, as pessoas devem ter em mãos o número do Renavam e a placa do veículo. Além disso, os donos dos veículos também contam com outras opções que permitem a consulta do IPVA, tais como os terminais de autoatendimento e também diretamente nas agencias bancárias.

Aqueles que preferirem quitar o valor do imposto em uma cota única, o que garante o maior desconto, terão até a data de vencimento da placa para realizar o pagamento. Caso contrário, os donos dos veículos terão que fazer o pagamento da primeira parcela na mesma data.

Os contribuintes podem pagar o IPVA 2019 em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, não houve qualquer alteração nas alíquotas dos impostos em relação ao ano passado. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

Aqueles que não pagarem o imposto ficam sujeitos ao pagamento de multas no valor de 0,33% ao dia e juros de mora com base na taxa Selic. Depois de 60 dias de atraso, a multa fica fixada em 20% do valor do imposto.

Confira como ficaram as datas finais para pagamento de acordo com a placa do carro:

IPVA 2019 em São Paulo já pode ser consultado