Os contribuintes residentes no estado do Rio Grande do Sul que terão que pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no ano de 2018 poderão receber um desconto que pode chegar até 24,73%. Para isso, será preciso optar por quitar o valor do IPTU em parcela única até o dia 2 de janeiro. Além disso, os motoristas também devem se enquadrar nas vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

IPVA no Rio Grande do Sul pode ter desconto de até 24,73%

As alíquotas para o IPVA 2018 seguem as mesmas:  3% - automóveis e camionetas ; 2% - motocicletas; 1% - caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação

Aqueles motoristas que não receberam na sua CNH qualquer tipo de multa nos últimos três anos terão um desconto de mais 15% em cima do valor do imposto. O desconto para quem conseguiu ficar os últimos dois anos sem multa será de 10%, e para quem ficou sem multa nos últimos dozes meses será de 5%.

Os proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha terão mais 5% de desconto. Esses descontos são válidos para pagamentos antecipados ou não.

IPVA no Rio Grande do Sul pode ter desconto de até 24,73%

Já as pessoas que optarem pelo parcelamento do pagamento do IPVA terão que pagar até o dia 31 de janeiro o valor referente a primeira tabela. As outras duas mensalidades serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 29. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

No Rio Grande do Sul, todos os donos de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1999 devem efetuar o pagamento do IPVA 2018. Para fazer o pagamento, o proprietário deverá apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Os pagamentos poderão ser feitos nas agências do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).