A Jac apresentou nesta semana, durante o Salão de Pequim, a versão elétrica do SUV T40. O modelo acabou sendo desenvolvido a partir de uma parceria da montadora com a Volkswagen. O carro foi apresentado sob o nome Sol E20X.

Jac mostra T40 elétrico na China

Este é um modelo que poderia chegar a ser lançado no mercado brasileiro, mas essa ainda não é uma certeza. Quando lançou o T40 a combustão, no ano passado, o representante da Jac no Brasil, Sergio Habib, afirmou que encomendou o veículo, pagando US$ 20 milhões por isso. Ele deu palpites no desenho, e o carro foi criado. Agora, o visual do modelo vai se expandir pela China.

Caso o carro chegasse a ser vendido no mercado brasileiro, o modelo poderia custar cerca de R$ 130 mil. Apesar de ainda não ser confirmada a venda do carro por aqui, a Jac confirmou que algumas unidades serão trazidas para cá para que sejam feitos testes nas estradas brasileiras.  A versão tradicional do carro custa R$ 56.990 no Brasil.

O preço estimado do carro elétrico, caso ele fosse efetivamente vendido no Brasil, foi calculado levando em consideração a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de modelos elétricos, prevista no futuro regime automotivo, o Rota 2030, de 25% para 7%.

Jac mostra T40 elétrico na China

O presidente da marca afirmou que o modelo elétrico faz sentido para o momento que o setor vive na China, especialmente em virtude do incentivo que o governo chinês dá para a compra do carro, que chega a US$ 5 mil por carro elétrico. Além disso, o modelo também está criando uma infraestrutura, para que os carros deixem, aos poucos, de depender apenas do petróleo.

Uma mudança interessante que este modelo traz é relacionada ao novo posicionamento de mercado das empresas que estão envolvidas na criação do carro. Já que o modelo foi criado a partir da parceira entre a Jac e a Volkswagen, que deu origem a empresa Sol, o T40 elétrico não terá o logo da Jac na China.

Dentre as alterações visuais que foram feitas no carro para diferenciar do modelo de combustão, o modelo elétrico ganhou para-choque, faróis e grade inéditos, mas manteve o desenho geral da carroceria, inclusive o detalhe nas portas traseiras.