O governo do Japão realizou nesta semana uma grande discussão relacionada ao desenvolvimento de carros voadores. Representes do executivo do país se encontraram com grandes grupos empresariais, incluindo Boeing Airbus.

Japão discute desenvolvimento de carros voadores

Durante o encontro, foram apresentados uma série de projeto e propostas de desenvolvimento de carros voadores, sendo que alguns deles já estão em estágio avançado de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, uma das conclusões do encontro é que este é um sonho que ainda poderá demorar um pouco para se concretizar

De fato, existe um movimento, comandado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão para definir metas. A iniciativa ainda pode ser considerada um pouco vaga, uma vez que o governo ainda não se comprometeu com incentivos, por exemplo. Mas o governo afirma que os carros voadores poderiam resolver problemas de transporte em grandes centros, e também em regiões isoladas ou montanhosas.

Japão discute desenvolvimento de carros voadores

Os potenciais participantes do projeto vêm da indústria da aviação (Airbus, Boeing, ANA e Japan Airlines), automotiva (Uber, Subaru) e tecnológica, como NEC. "Organizamos essa reunião pública e privada para fazer prosperar uma nova indústria e que seja lucrativa", disse Shinji Tokumasu, funcionário do METI.

Um dos projetos apresentador durante o evento foi o da empresa Cartivator, que já está preparando o voo de teste do seu veículo futurista, chamado SkyDrive. Se o cronograma da empresa não sofrer atrasos, o teste deve acontecer no ano que vem.

A empresa é formada por um grupo de engenheiros, apoiados financeiramente pela construtora Toyota. Um dos objetivos é conseguir utilizar um destes dispositivos para acender a chama dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e colocar o modelo em uma linha de produção em série no ano de 2027.