A versão a diesel do Jeep Compass, a Limited TD350, está saindo oficialmente de linha no mercado brasileiro. Com isso, o carro segue basicamente a mesma estratégia que já havia sido adotada pelo Jeep Renegade, que perdeu sua opção com motor movido a esse tipo de combustível no ano de 2022.

Jeep Compass com motor diesel deixa de ser vendido no Brasil

A versão que está deixando de ser vendida por aqui tinha motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e tração 4x4. De acordo com as informações mais recentes referentes à tabela de venda, o carro era comercializado por R$ 251.990.

Segundo a montadora, o carro não será mais vendido com essa configuração em virtude da saída de linha do motor, que não está mais sendo fabricado globalmente. No Brasil, a decisão também tem relação com os parâmetros de emissões do Proconve L8, que ficaram mais rigorosos em 2025.

A montadora tinha a possibilidade de trocar por um motor parecido. O Jeep Commander e a Fiat Toro também tinham versões com mesmo propulsor, mas passaram a ser vendidos com o motor 2.2 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros com 200 cv e 45,9 kgfm de torque.

Jeep Compass com motor diesel deixa de ser vendido no Brasil

Mas, no caso do Compass, essa parece ser uma decisão estratégica que está diretamente atrelada ao desempenho do carro nas vendas. De acordo com os números, apenas 2% das vendas do SUV médio eram destinadas à versão a diesel.

Com essa mudança, o Jeep Compass vendido no Brasil sairá da fábrica com apenas duas opções de motorização, sendo que a maioria das opções terá o motor 1.3 turboflex de quatro cilindros em linha, também conhecido como T270.

E até o final desse ano, o carro vai ganhar uma nova opção, com motorização híbrida flex. O carro terá motor 1.3 GSE turbo de quatro cilindros e 16 válvulas, com injeção direta e sistema MultiAir III de variação de fases e um conjunto elétrico de 48 Volts, e não de 12 Volts.