A Mercedes-Benz está muito próxima de decretar a aposentadoria das linhas Classe A e Classe B. Por enquanto a informação ainda não foi oficialmente confirmada pela montadora, mas este é um rumor de mercado que já circula há um bom tempo. Agora, o jornal alemão Handelsblatt publicou uma reportagem também confirma os planos, citando algumas fontes internas da empresa.
O objetivo da Mercedes-Benz seria reduzir as linhas de produtos que são vendidos como de entrada. O jornal afirma ainda que as mudanças estão sendo planejadas e que elas devem acontecer, de uma forma efetiva, nos próximos anos, pelo menos até 2025. Com isso, a montadora deve manter apenas as linhas GLA, GLB, CLA e CLA Shooting Brake.
No mês de maio deste ano, o chefe da marca, Ola Källenius, deu uma declaração afirmando que a companhia iria reduzir sua linha, tendo como foco uma maior concentração no segmento de luxo, que é considerado como a “essência” da marca. Mas a afirmação foi feita de uma forma mais vaga, já que não foram citados os carros que iriam sair de linha.
Nos últimos anos, os carros da linha Classe B têm sofrido uma significante queda nas vendas, o que já tinha provocado, inclusive, uma diminuição nas versões que eram lançadas no mercado. Já o Classe A ainda tem um espaço considerável garantido no mercado. Por conta disse, de acordo com as fontes que foram consultadas na matéria, o seu fim ainda não seria um consenso interno.
"À primeira vista, o mundo dos ricos parece excitante e promete retornos fabulosos, mas encolher a gama de produtos é arriscado", disse Ferdinand Dudenhöffer, um dos mais respeitados analistas da indústria alemã e chefe do Center Automotive Research (CAR) da Universidade de Duisburg-Essen (UDE), ao Handelsblatt.
Além disso, este deve ser um importante passo dentro de uma estratégia maior que deve ser um foco no lançamento de mais carros globais, que possam fazer sucesso em diferentes tipos de mercado, incluindo Europa, Estados Unidos e China.