A Kia apresentou oficialmente nesta semana aquela que deve ser a versão final do Sonet, modelo que já havia sido revelado mas apenas como um carro-conceito. O modelo será lançado, em um primeiro momento, focado no mercado indiano. Mas a montadora já indicou que o carro pode acabar tendo um alcance global.

Kia apresenta novo mini-SUV Sonet 2020

O modelo deve acabar se somando a outras opções que a empresa oferece no mercado internaiconal, como Stonic, Seltos, Sportage, Sorento, Mohave e Telluride. Em termos de rivais direto, tudo indica que o Sonet chega para disputar espaço com veículos como Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e os futuros Nissan Magnite e Renault Kiger.

Em termos de design, o carro conta segue basicamente as linhas que já haviam definidas pela nova cartilha da Kia, mas que conta também com fortes inspirações na cultura Indiana. A marca destaca que o capô esculpido remete aos filhotes de elefante e, quando vistos de cima, os vincos se assemelham às presas do animal. Por sua vez, a grade traz a tradicional assinatura "nariz de tigre" e se assemelha aos lançamentos mais recentes da empresa.

Kia apresenta novo mini-SUV Sonet 2020

A versão GT line se diferencia das demais por ter diversos elementos na cor vermelha e detalhes estéticos próprios. O modelo também deve chegar recheado de tecnologia, com direito à versão mais moderna do sistema de entretenimento UVO, além de suporte para carregamento sem fio para celulares e, nas versões mais caras, sistema de internet a bordo.

Kia apresenta novo mini-SUV Sonet 2020

Em termos de conjuntos mecânicos, o carro conta com opções de motorização que incluem propulsores 1.2 aspirado, 1.0 turbo e ainda uma opção 1.5 turbodiesel. As opções de câmbio também acabam variando entre 5 e 6 marchas e ainda uma versão que deve contar com o câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.

Não existe previsão do modelo ser vendido no mercado brasileiro.