Uma das brigas mais comuns dentro dos carros, especialmente entre as famílias, é em relação a musica que está saindo do rádio. Geralmente as pessoas que estão sentadas nos bancos da frente, motorista e carona, acabam dominando o poder da seleção dos sons, deixando a galera que fica sentada no banco de trás um tanto quanto revoltada.

Kia cria recurso para zoneamento de sons no carro

Pensando nisso, a Kia apresentou uma nova tecnologia chamada “Separated Sound Zone” (Sons Separados por Zona, em uma tradução livre) que promete resolver esse problema de uma vez por todas. Ela permite a criação de zonas de áudio independentes, permitindo com que cada passageiro possa ter acesso a conteúdos de áudio sem que os outros escutem. Isso valeria tanto para uma música no rádio, quanto um som vindo do sistema multimídia e até mesmo uma chamada telefônica.

De acordo com as informações da Kia, a tecnologia está sendo desenvolvida desde o ano de 2014 e poderá chegar aos primeiros veículos em até dois anos. A sua base de desenvolvimento está na criação e controle de campos acústicos dentro do carro, em que diversos alto-falantes instalados no veículo reduzem ou aumentam os níveis de áudio das ondas sonoras, impedindo a sobreposição de sons ouvidos em cada assento, criando o mesmo efeito que os atuais sistemas de cancelamento de ruído, mas sem a necessidade de fones de ouvido.

Kia cria recurso para zoneamento de sons no carro

A Kia garante que este sistema não vai isolar as pessoas dentro do seu espaço, muito pelo contrário. A Kia entende que a utilização dos fones de ouvidos justamente acaba dificultando um espaço de conversa durante um determinado trajeto. Essa nova tecnologia permitiria que as pessoas continuassem conversando sem qualquer tipo de problema.

A tecnologia também vai permitir que determinados sons estejam isolados de determinados passageiros. Por exemplo, os avisos do sistema de navegação que está sendo utilizado poderia ser escutado somente pelo motorista.