Foi anunciado nesta semana o vencedor do prêmio de carro do ano concedido pela World Car Awards, que todos os anos avalia os lançamentos internacionais que são feitos no segmento automotivo. O vencedor do ano de 2020 foi o Kia Telluride, que acabou sendo o favorito entre 86 jornalistas automotivos que representam 24 países diferentes.

Kia Telluride é eleito carro do ano em 2020

O modelo da Kia acabou desbancando outros carros que eram considerados inclusive como favoritos, tais como Mazda3 e o Mazda CX-30 - respectivos segundo e terceiro colocados. Entram na competição somente carros que preenchem alguns critérios, tais como o fato de ser vendido em pelo menos cinco países distribuídos em, pelo menos, 2 continentes. O lançamento dos veículos deve ter sido realizado até o dia 1º de janeiro do ano da premiação.

O carro, que não é vendido no mercado brasileiro, conta com um motor V6 de 3.8L que gera 295 cv de potência com câmbio de 8 marchas automático.

Kia Telluride é eleito carro do ano em 2020

Outro modelo que acabou se tornando como um dos principais destaques na premiação foi o Porsche Taycan, que acabou levando para casa o premio nas categorias World Luxury Car e World Performance Car. Em luxo, o Taycan venceu o Porsche 911 e o Mercedes-Benz EQC. Em desempenho, ele levou também na frente do 911 e do Toyota GR Supra.

O Mazda3 acabou se tornando o principal destaque na categoria World Car Desing, que avalia basicamente aspectos inovadores relacionados ao desenho do carro de uma forma geral. Já na categoria World Urban Car, o preferido foi o Kia Soul EV, que acabou deixando para trás modelos como Volkswagen T-Cross e Mini Cooper SE Electric.