A Lada divulgou imagens de um novo projeto que se tornará o seu primeiro carro elétrico de baixo custo, uma perua batizada de e-Largus. Ainda não se sabe se este realmente será o nome utilizado pela empresa no momento em que o carro for lançado, uma vez que ale ainda está sendo tratado como um protótipo.

Lada mostra protótipo da sua primeira perua elétrica de baixo custo

O design, de uma forma geral, é baseado na geração anterior do kDacia Logan LCV, que é basicamente a versão Perua do carro Logan. O novo modelo elétrico será construído sobre a plataforma 0 da Renault-Dacia, que foi lançada em 2004 e sustenta modelos como o Dacia Duster de primeira geração, Nissan Kicks, Mahindra Verito Vibe e Lada Xray.

Até o momento a montadora não entrou em detalhes sobre as especificações técnicas da sua nova perua elétrica. De acordo com as informações que estão sendo publicadas pela imprensa russa, tudo indica que ele seja oferecido nas versões de cinco e sete lugares. Já a autonomia deve ficar em torno doa 400 quilômetros.

O cronograma do projeto prevê que no próximo ano a montadora já disponibilize para uma frota de protótipos do e-Largus que serão utilizados para os testes de validação. Somente depois que o modelo realmente pode entrar para a linha de produção e começar a ser vendida.

Lada mostra protótipo da sua primeira perua elétrica de baixo custo

Vale ressaltar que a empresa AvtoVAZ, dona da Lada, está encontrando uma série de dificuldades para continuar fabricando os modelos que já são comercializados pela companhia, em função principalmente da invasão da Rússia na Ucrânia e todos os boicotes que o mundo acabou impondo ao país.

Recentemente a companha anunciou que estava conseguindo retomar a produção do seu modelo Granta, mas sem alguns itens considerados essenciais no carro, como freios ABS, airbags, dentre outros.