A Lamborghini anunciou nesta semana o lançamento de um novo modelo de carro, o Essenza SCV12. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o carro conta com motor V12 que vai entrar para a história como o mais potente já construído até o momento. Os dados oficiais revelam que o propulsor entrega 830 cavalos de potência sem precisar contar com o auxílio de turbinas ou motores elétricos.

Lamborghini lança carro com 830 cv de potência

O modelo será fabricado como uma edição limitada. Serão fabricadas apenas 40 unidades do carro. Mas nenhuma delas poderá rodar nas ruas. Até o momento, a montadora também não divulgou nada relativo aos preços. Na nota divulgada, a montadora afirma apenas que os compradores farão parte de uma espécie de clube.

Além do motor potente, o caro conta ainda com uma nova transmissão sequencial de 6 marchas, que são integradas à estrutura do veículo. O carro contará com tração traseira, o que ajudou a deixar um conjunto mais compacto e leve, de acordo com as palavras da própria empresa.

Lamborghini lança carro com 830 cv de potência

A redução de peso também pode ser percebida na estrutura. O Essenza SCV 12 possui chassi de fibra de carbono. De acordo com a empresa, é o primeiro veículo GT que segue às regras de segurança de protótipos da FIA, órgão máximo do automobilismo mundial.

Lamborghini lança carro com 830 cv de potência

A montadora não divulgou maiores informações sobre os dados de desempenho do carro como um todo. Um dos poucos dados confirmados pela montadora afirma que a relação peso/potência é de 1,66 cv/ kg. Isso significa que, tendo 830 cv, o veículo pesa menos de 1.400 kg. Isso é cerca de 175 kg menos do que uma Aventador S, o modelo de entrada da marca italiana.

Lamborghini lança carro com 830 cv de potência

Outro destaque do Essenza SCV12 é a aerodinâmica que, de acordo com a própria montadora, seria melhor do que as dos veículos de competição da montadora. O design conta com uma entrada de ar dupla o capô dianteiro, que tem como principal objetivo separar o fluxo de ar quente vindo do radiador e transporta o ar frio para o teto.