A Land Rover venceu uma batalha jurídica que foi travada contra a Jiangling Motor Corporation, uma montadora de veículos chinesa, para impedir a produção de um modelo que seria cópia do Evoque. A empresa foi para a justiça para impedir a comercialização do modelo que era chamado Landwind X7, que estava sendo vendido apenas na China.

Land Rover entra na justiça e proíbe empresa de lançar cópia do Evoque

De acordo com as informações que foram divulgadas sobre o processo, a Land Rover moveu a ação nos tribunais chineses, não apenas para evitar que o carro fosse vendido em outros mercados, como também para proibir a venda na China. Foram quatro anos de batalha judicial sobre o caso, em um país que é conhecido por ser ágil nas decisões jurídicas.

A empresa britânica decidiu comprar a briga na justiça, mesmo sabendo que estava entrando em desvantagem, uma vez que a lei chinesa dificulta para os fabricantes dos carros originais que tentam impedir a prática maliciosa. Mas uma decisão emitida pelo Tribunal Distrital de Chaoyang, em Pequim, considerou que o Evoque teve cinco características muito próprias que foram plagiadas pelo X7. E o martelo foi batido pelo juiz.

Land Rover entra na justiça e proíbe empresa de lançar cópia do Evoque

No caso, a Land Rover pediu cerca de 170 mil libras de indenização. Mas a grande vitória que foi obtida pela montadora europeia não foi a multa, e sim a decisão do juiz que impede que o carro seja vendido na China. Além disso, a decisão também obriga a companhia a parar imediatamente a produção do veículo.

A Land Rover comemorou a decisão: “Celebramos esta decisão da Corte de Pequim, que fortalece ainda mais nossa confiança em investir na China e na imparcialidade da adjudicação de propriedade intelectual nos tribunais chineses. Essa decisão é um sinal claro de que a lei está sendo implementada adequadamente para proteger os consumidores e manter seus direitos de modo que eles não sejam confundidos ou enganados, enquanto protegem o investimento empresarial em design e inovação”, de acordo com Keith Benjamin, diretor do departamento jurídico da Jaguar Land Rover.