A Stellantis confirmou nesta semana que o Brasil terá uma nova marca de carros elétricos chinesa em breve no mercado. Trata-se da Leapmotor, que deve iniciar suas operações no Brasil e na América do Sul no começo de 2025. O pontapé oficial foi dado com a definição do executivo escolhido, Fernando Varela, que será Vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis.
De acordo com o comunicado da montadora, Varela vai assumir cumulativamente a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul através da Leapmotor International. A montadora afirma ainda que o executivo vai liderar a estratégia de entrada e expansão da Leapmotor na região.
"A chegada da Leapmotor abre um novo capítulo para a Stellantis na América do Sul, e estamos confiantes de que Fernando Varela será fundamental para o sucesso da marca na região", afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul. "Com sua experiência e liderança, estamos certos de que a Leapmotor se tornará uma referência em veículos elétricos na América Latina."
O lançamento da nova marca reforça o posicionamento e também a nova fase da Stellantis, com foco especialmente na ampliação das opções de veículos elétricos na região de uma forma geral. Para conseguir conquistar seu espaço, a empresa conta com a expertise alcançada no mercado chinês pela Leapmotor, buscando enfrentar especialmente montadoras como a BYD e a GWM.
Por enquanto ainda não existe informação sobre quais seriam os possíveis modelos lançados pela montadora no mercado brasileiro. Alguns acabam se destacando como possibilidades mais concretas, tais como a dupla C10, um SUV elétrico de médio porte e o T03, um carro elétrico urbano.