A Lexus revelou os detalhes do novo RZ 450e, modelo que vai se tornar o primeiro carro totalmente elétrico da fabricante. De acordo com as informações que foram liberadas pela empresa, o veículo foi criado a partir de uma plataforma dedicada para modelos que se utilizem apenas de energia limpa.

Lexus apresenta seu 1º SUV elétrico

Os dados de desempenho do modelo revelam que o carro entrega 230 kW (312 cv) de potência (quase 100 a mais do que os modelos Toyota e Subaru). A Lexus não informou o torque até o momento. A bateria é a mesma utilizada no Toyota bZ4X e no Subaru Solterra, com capacidade utilizável de 71,4 kWh.

A montadora afirma que o seu primeiro SUV elétrico puro será capaz de rodar até 362 km com uma carga, o que está na mesma faixa dos outros dois - o Toyota tem uma autonomia reivindicada de 367 km, enquanto o Subaru fica em 357 km, com o Lexus no meio dos dois.

O design escolhido para o RZ 450e deixa ele bem próximo aos modelos mais recentes da marca. Na parte da frente, o carro não conta com uma enorme grade falsa, como em outros veículos do mesmo segmento, optando por uma pintura parcial em preto com o elemento se estendendo para a capô.

  • Galeria: Foto 1 de 7
    Galeria: Foto 1 de 7
  • Galeria: Foto 2 de 7
    Galeria: Foto 2 de 7
  • Galeria: Foto 3 de 7
    Galeria: Foto 3 de 7
  • Galeria: Foto 4 de 7
    Galeria: Foto 4 de 7
  • Galeria: Foto 5 de 7
    Galeria: Foto 5 de 7
  • Galeria: Foto 6 de 7
    Galeria: Foto 6 de 7
  • Galeria: Foto 7 de 7
    Galeria: Foto 7 de 7

Algumas características da família RZ também estão presentes neste modelo, como os aquecedores posicionados ao nível do joelho na frente, além de um teto panorâmico que conta com diversas opções configuráveis, podendo ficar opaco apenas com um comando. O modelo também conta com o Direct 4, que é um sistema de tração inteligente que é vendido como exclusivo do modelo Lexus.

O lançamento do carro está previsto para o quarto trimestre de 2022, sendo que o primeiro mercado que vai receber o modelo é o norte-americano. Tudo indica que o carro será mais caro do que modelos como bZ4X ou o Solterra, podendo ser vendido por algo em torno dos US$ 50 mil.