A Lexus divulgou nesta semana as primeiras imagens do seu novo conceito, o Lexus LF-Z Electrified. O modelo foi revelado como sendo um hatchback alto e esportivo, que foi construído em uma plataforma que foi feita sob medida para o modelo. Tudo indica que este novo conceito vai acabar antecipando as escolhas que serão feitas em relação aos próximos modelos elétricos.

Lexus revela conceito inédito para futuros carros elétricos e esportivos

Por enquanto, a montadora ainda não deu detalhes sobre como serão estes novos carros. A montadora disse apenas que serão 20 modelos totalmente novos ou reprojetados até o ano de 2025, incluindo os novos veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e híbridos não plug-in (mais de 10 deles serão aparentemente elétricos a bateria, marcando uma mudança em relação à estratégia anunciada anteriormente).

Lexus revela conceito inédito para futuros carros elétricos e esportivos

Em termos de especificações e características do modelo, o LF-Z conta com 4,88 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,6 metro de altura e uma distância entre eixos de 2,10 metros. Seu peso é 2.100 kg e a autonomia declarada (WLTP) é de 600 km, graças a uma bateria de íon de lítio de 90 kWh.

Lexus revela conceito inédito para futuros carros elétricos e esportivos

Outras informações também foram divulgadas sobre o carro. Em relação ao desempenho, o novo LF-Z é capaz de arrancar a 100 km/h a partir da imobilidade em 3 segundos, mas atinge o pico a apenas 200 km/h. A potência combinada do modelo é de 400 kW (544 cv) e 71,3 kgfm de torque máximo.

Um outro destaque interessante em relação ao conceito é um novo sistema de controle de tração nas quatro rodas Direct4 (Lexus fala em vetorização de torque), um 'yuke' em vez de um volante convencional (e conectado por cabo sem ligação mecânica com as rodas), tecnologia de direção semi-autônoma alimentada por inteligência artifical, head-up display de realidade aumentada (AR HUD), uso da bateria como peça estrutural, bem como a promessa de que este veículo será divertido de dirigir (e que isso se tornará uma prioridade para a empresa).