Uma grande novidade da montadora alemã BMW vem movimentando o mercado automotivo nos últimos dias. Trata-se da informação, agora em caráter oficial, de que a marca deverá apresentar, em todos os seus segmentos, versões movidas a energia elétrica, seja de forma híbrida ou apenas a eletricidade. Essa declaração foi feita por Herbert Diess, chefe de desenvolvimento de modelos da BMW, à publicação inglesa Autocar.

Segundo a revelação de Diess, a maior parte das tecnologias empregadas pela BMW nas novas gerações será, prioritariamente, utilizada na fabricação de seus modelos que circulam na Europa. De algum modo, representa um movimento ousado por parte da empresa, uma vez que pode não haver uma demanda pela totalidade desses modelos ainda.

BMW I3

Assim, a companhia consegue um outro objetivo, já se adequar as novas normas, bastante restritivas, de emissão de gases poluentes, previstas pela União Europeia, segundo as quais, há uma média de 95 g de CO2, por cada km rodado.

Essa inovação será representada por um selo, chamado “i”, nos novos modelos, como já ocorre com os carros da linha i3 e i8, representando um importante passo em direção à renovação e substituição de fonte de energia. Nesse sentido, as perspectivas de mercado não poderiam ser melhores, uma vez que já no ano de 2013, a montadora já introduziu algumas versões de produção do seu modelo 100% elétrico i3 e do híbrido i8, sendo ambas muito bem recebidas pelos consumidores, com um amplo contingente de encomendas para os dois veículos. 

BMW I8

Alguns executivos da BMW também expuseram, à agência internacional Reuters, que o i3 conseguiu atingir a ótima marca de 10 mil pedidos; o i8 ainda não conta com números oficiais, mas especula-se que toda a produção tenha se esgotado, levando a marca a cogitar uma produção anual do carro. Já há alguns modelos i8 circulando pelas ruas da Alemanha.

A BMW quer mais, e o próximo passo será o provável lançamento de mais um item da coleção “i”, com seu i5. Segundo a revista Autocar, esse projeto deverá fazer uso da plataforma já existente no i3, com algumas diferenças, como aumento do entre-eixos e uma mala mais ampla, isto é, o carro deverá ter, ao todo 4,15 m de comprimento, com entre-eixos de, ao menos, 2,67 m.  A autonomia do i5 deve ser maior, haja vista que carregará mais passageiros e mais peso na bagagem, ampliando a economia do proprietário – bem como a sustentabilidade do próprio veículo.

Segundo rumores, o i5 deve seguir o padrão sedã de design e poderá ser lançado no ano de 2015.