Não são apenas modelos mais populares que estão ganhando versões elétricas. Cada vez mais, marcas focadas em carros mais potentes também estão apresentando suas versões de carros “limpos”. A Lotus apresentou essa semana aquele que deve ser o seu primeiro hipercarro 100% elétrico, chamado Evija.

Lotus anuncia seu primeiro hipercarro 100% elétrico

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, este será o primeiro carro completamente novo que será lançado após a fusão da Lotus com a empresa chinesa Geely, que acabou se tornando socia majoritária em 2017.

O modelo será fabricado completamente na sede da empresa, localizada no leste da Inglaterra. Assim como acontece com a grande maioria dos carros deste segmento, sua produção será limitada, com apenas 130 unidades previstas. Os modelos serão construídos a partir do ano de 2020.

O modelo não será para qualquer bolso, uma vez que custará a bagatela de 1,7 milhão de libras (R$ 7,9 milhões). Por este preço, os consumidores terão em mãos um carro elétrico com 2.000 cv de potência. O carro vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, com velocidade máxima de 320 km/h. O torque chega a 173,5 kgfm.

  • Lotus anuncia seu primeiro hipercarro 100% elétrico - Foto 1
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  • Lotus anuncia seu primeiro hipercarro 100% elétrico - Foto 2
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  • Lotus anuncia seu primeiro hipercarro 100% elétrico - Foto 3
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  • Lotus anuncia seu primeiro hipercarro 100% elétrico - Foto 4
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Para conseguir toda essa potência, o modelo conta com quatro motores elétricos, que estão pertos de cada uma das rodas. Eles promovem a vetorização do torque, para melhorar a estabilidade do carro como um todo. Alimentando os motores, o carro conta com baterias de íons de lítio de 70 kWh que ficam em posição central. A autonomia será de 400 km.

O modelo conta com aerofólio traseiro ativo, faróis de laser para ambos os fachos e câmeras em vez de retrovisores. Na parte de dentro, o modelo conta com bancos feitos inteiramente com fibra de carbono, o que acaba deixando ele muito parecido com os carros da Fórmula 1.