A Lotus mostrou ao mundo nesta semana um novo protótipo de hipercarro, chamado E-R9 (Endurance Racer). De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o modelo poderá ser utilizado pela montadora em competições de corrida a partir de 2030. O conceito é completamente elétrico.

Lotus apresenta novo conceito de hipercarro chamado E-R9

O novo E-R9 foi criado com painéis removíveis e uma série de elementos que oferecem um suporte aerodinâmico para o veículo. Os motoristas terão controle de boa parte dessas peças, com o objetivo de obter a melhor performance do veículo. A asa traseira do carro conta com painéis estabilizadores verticais, que ajudam o piloto a fazer curvas em alta velocidade.

Outro destaque do modelo fica por conta do novo sistema de transmissão elétrico, que possui um motor por cada roda e que aciona independentemente um sistema aprimorado com vetorização de binário, que é baseado na tecnologia integrada no Lotus Evija. Os quatro motores são alimentados por baterias, que, no futuro, vão ser baterias química se células mistas que podem estar dotadas da capacidade de serem trocadas quando ainda estiverem quentes, durante os pit-stops.

Lotus apresenta novo conceito de hipercarro chamado E-R9

“O que tentamos fazer é ultrapassar os limites de onde estamos tecnicamente na atualidade e extrapolar para o futuro. O Lotus E-R9 incorpora tecnologias que esperamos desenvolver. A Lotus tem uma história no desenvolvimento de soluções exclusivas, que muitas vezes introduzimos no carro esportivo, bem como nos carros de estrada”, sublinhou Richard Hill.

O carro foi desenvolvido pela equipe de engenharia Lotus liderada de Richard Hill, a mesma que esteve na origem da plataforma do hipercarro elétrico Evija, e que foi buscar inspiração em um avião caça para projetar o E-R9.