Enquanto no Brasil os carros elétricos ainda demoram para se tornar uma opção viável para os consumidores, na Europa eles já se tornaram uma realidade. Na Noruega, por exemplo, pela primeira vez na história a quantidade de carros elétricos acabou superando o número de veículos movidos a combustão.

Mais da metade da frota de carros da Noruega já são elétricos

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas agencias de noticia internacionais, obtidas através de uma pesquisa realizada no país, entre os 18.375 novos veículos registrados em março passado no país europeu, 10.728 (58,4%) eram carros elétricos, de acordo com o OFV, o conselho consultivo para o tráfego rodoviário da Noruega.

Os números podem ser considerados como uma surpresa para quem ainda vê os carros elétricos como uma promessa para o futuro, mas acabam sendo vistos apenas como um passo natural, uma vez que o crescimento da venda deste tipo de veículo ao longo dos últimos anos já indicava a superação.

Mas este ano o número de carros elétricos acabou sofrendo um impacto, com o começo da pré-venda do Tesla Model 3 no país Nórdico. "As pessoas estavam querendo o Model 3 há muito tempo, e agora ele está chegando", afirmou à AFP Pal Bruhn, diretor de estatísticas da OFV. Com o crescimento dos pedidos de novos veículos, a empresa de Elon Musk conquistou em março 30% do mercado de carros novos no país.

Política emissão zero

Mais da metade da frota de carros da Noruega já são elétricos

A ascensão dos carros elétricos não está relacionada apenas a questões de mercado na Noruega. Existe um forte “empurrão” por parte do governo. O país definiu uma política de emissão zero de gases poluentes, e definiu que até o ano de 2025, 100% da sua frota seja composta apenas por carros elétricos.

Para isso, o governo adotou uma série de regulamentações e subsídios para estimular os motoristas na aquisição de veículos que não agridam o meio ambiente. Entre os benefícios, os carros elétricos pagam menos impostos do que os carros movidos à gasolina ou diesel, o que tornam seus preços mais atrativos. Além disso, os proprietários desses veículos têm alguns privilégios, como estacionamento gratuito, recarga gratuita em estacionamentos públicos e descontos nos pedágios.