Quando pensamos em uma marca, independente do setor, que tenha como principal público alvo a classe média emergente de países também emergentes, logo pensamos que o Brasil deve ser um dos locais visados, visto que por aqui a classe média é uma das que mais cresceu nos últimos anos comparados a outros países. Mas parece que a Nissan não pensa assim. A marca Datsun, que pertence a Nissan, e que tem justamente o público alvo descrito acima, será relançado dia 15, bem longe dos olhos dos brasileiros.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa sobre este relançamento, o primeiro carro feito será na Índia. A ideia desta submarca é realmente focar no lançamento de carros que sejam mais baratos tanto de produzir como de comercializar, para que estes atendam às necessidades da classe média. A índia também possui uma grande faixa da sua população nesta faixa econômica, e por isso acabou sendo o país escolhido.
Dirigentes da empresa ressaltaram que ainda não existe a previsão do lançamento da marca no Brasil. O motivo é puramente uma estratégia de foco e de marketing. A empresa está fazendo um grande esforço para conseguir consolidar a marca Nissan no mercado automobilístico brasileiro, sendo que este será o esforço por enquanto. Por isso que a Datsun terá que ficar para mais para frente no Brasil.
Relançamento
A Datsun já está no mesmo grupo da Nissan há muitos anos. A incorporação aconteceu no ano de 1934. Mas no ano de 1986, durante uma grande reformulação, a marca acabou sendo desativada. Um dos carros mais famosos feitos pela Datsun foi o 240Z que também era chamado como Fairlady. Além da Índia, onde vai acontecer este relançamento, a marca também está de olho em alguns outros mercados, especialmente Rússia, Indonésia e África do Sul.
A empresa lançou um site especial com uma contagem regressiva. Além disso, a empresa fez uma referência ao nome antigo antes da incorporação da Nissan: DAT, no slogan Dream. Access. Trust