A Matrix Motors, empresa que pertence ao mesmo grupo da gigante chinesa Alibaba, apresentou nesta semana o seu mais novo modelo de mini furgão, que tem como principal objetivo oferecer um opção mais barata no segmento de elétricos comercias. De acordo com o próprio posicionamento de marketing da empresa, o carro é classificado como micro furgão.
A China é um mercado no qual muitas empresas, tanto as novas que surgem com base mais tecnológica como as montadoras tradicional, exercitam os lançamentos de veículos menores. Afinal de contas, uma das principais características deste país é suas cidades com ruas estreitas e com muitas pessoas circulando ao mesmo tempo.
Em termos de estrutura, o carro conta com uma fileira de assentos, com 3.490 mm de comprimento, 1465 mm de largura e 1685 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2350 mm. A capacidade de carga é de 2.300 litros, expansível para 2.600 litros se o banco do passageiro for removido.
O seu conjunto mecânico foi pensado para que o carro fosse realmente uma opção barata e focada para atender as necessidades dos motoristas urbanos. De acordo com os dados oficiais, o carro conta com um motor elétrico de 15 kW (20 cv) de potência e 9,1 kgfm de torque máximo.
Para alimentar o motor, o modelo conta ainda com uma bateria LFP com uma capacidade de 10,36 kWh, o que lhe dá uma autonomia de 120 km pelo ciclo CLTC. A potência recarga, por outro lado, atinge um máximo de 3,3 kW, o que permite recuperar 100% da capacidade em cerca de 4 horas.
O preço anunciado para o modelo é o equivalente a R$ 22 mil, sem previsão de lançamento fora do mercado chinês até o momento.