A Mercedes-AMG, divisão esportiva da montadora, está em estágio avançado de desenvolvimento de um novo motor V8 eletrificado de última geração e que deve trazer mais tecnologia para o propulsor. De acordo com as informações que foram divulgadas, a previsão é de que essa nova tecnologia passe a estar disponível a partir de 2027.

Mercedes-AMG aposta em novo motor V8 mais potente

O novo propulsor deve ser direcionado para os modelos de desempenho baseados na plataforma AMG.EA. Em termos de evolução e de linha de produção, esse motor está sendo visto basicamente como uma continuidade do "M178", lançado em 2014.

Por enquanto ainda não foram divulgados os detalhes relacionados ao que podemos esperar desse novo motor, mas de acordo com o diretor de desenvolvimento de veículos da AMG, Steffen Jastrow, em recente entrevista, o próximo oito cilindros terá uma potência maior do que a do Black Series. Os engenheiros que estão trabalhando no projeto já teriam definido uma potência em uma faixa, e o limite superior é, obviamente, maior do que conhecemos hoje.

Mercedes-AMG aposta em novo motor V8 mais potente

O novo motor também está sendo ajustado e criado para responder mais rapidamente ao comando do motorista com uma resposta aprimorada do acelerador. Ele também deve ser mais eficiente do que as opções que atualmente são utilizadas nos carros da divisão esportiva. A expectativa é que ele seja desenvolvido para conseguir suprir as necessidades da empresa ao longo da próxima década.

Também não foram adiantados ainda quais seriam os modelos de carros que devem receber primeiro esse novo motor, mas existe uma expectativa de que essa estreia aconteça na próxima geração do Classe C. Esse carro já está confirmado para receber um importante facelift, mas não foram revelados os detalhes e nem as possíveis mudanças que serão feitas no projeto. Vale ressaltar que o motor V8 da atual geração ainda tem uma vida útil, com algumas atualizações anunciadas para futuros lançamentos, e o motor V12 também deve seguir em produção pelos próximos anos.