A Mercedes apresentou ao público o terceiro modelo da família EQS, um SUV que é baseado na Electric Vehicle Architecture - Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA). De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, um dos principais destaques do carro é o fato dele oferecer até sete lugares para os passageiros e um alcance de 660 km.
Em termos de estrutura, o SUV EQS acaba tendo basicamente a mesma distância entre-eixos do sedã (3,21 metros), mas o comprimento é surpreendentemente dez centímetros menor. Mas a altura deste carro, quando comparada com o outro modelo, é 20 cm maior.
O conjunto mecânico acaba sendo um pouco diferente daquele encontrado no sedã. A versão básica EQS 350 com tração traseira de 215 kW (292 cv) e a bateria menor de 91 kWh não é oferecida no SUV. Além dos conhecidos motores EQS 450+ e EQS 580 4Matic, há também uma versão de tração integral chamada 450 4Matic. Se também haverá variantes AMG, a Mercedes ainda não revelou.
Todas as versões do carro contam com uma grande bateria de 108 kWh com 12 módulos e em todas as versões o sistema de baterias consegue carregar até 200 kW, com exceção da versão 350. O modelo conta ainda com um sistema Plug & Charge a bordo com o EQS.
Por dentro, destaque para a possibilidade de mover eletricamente os bancos que estão instalados na parte de trás do carro. A movimentação pode ser feita por 13 centímetros de forma longa, e esse é confirmado como um item de série. Ou seja, a opção também vai estar disponível em todas as versões do carro. Opcionalmente, há uma terceira fileira de assentos; em seguida, dois assentos adicionais podem ser rebatidos manualmente para fora da área de bagagem.
O restante da cabine é muito parecido com a versão sedã do carro, com o Hyperscreen sendo o grande destaque. Trata-se de um elemento de 141 centímetros de largura que oferece um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, uma tela sensível ao toque de 17,7 polegadas para o sistema de informação e entretenimento e mais uma tela de 12,3 polegadas para o passageiro.
O modelo ainda não tem data prevista de lançamento no Brasil.