A Mercedes-Benz confirmou que a sua primeira empreitada oficial dentro do segmento de picapes médias acabou não conseguindo alcançar os frutos aguardados. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Daimler, divisão responsável pelo Classe X, ele está sendo oficialmente e definitivamente descontinuado.

Mercedes-Benz Classe X será descontinuada

O Classe X era fabricado no complexo industrial de Barcelona. O modelo passou apenas dois anos sendo produzido. Dessa unidade os carros saiam para abastecer mercados na Europa, além da Austrália e alguns pontos do continente africano. O carro foi criado a partir de uma base compartilhada com as Nissan Frontier e com o Renault Alaskan.

Quando foi lançado, o carro acabou tendo que bater de frente com uma concorrência de peso, liderada especialmente pela Toyota Hilux e pela Ford Ranger. Antes disso, a montadora chegou a cogitar a produção do Classe X na Argentina, que seria destinado a preencher o mercado sul-americano, inclusive no Brasil.

Mas a montadora acabou anunciando que estaria voltando atrás nessa decisão, em meados de 2019. Na ocasião, a Daimler afirmou que as condições econômicas e as tensões vividas pela Argentina ao longo do ano passado, acabaram sendo definitivas para contribuir com essa decisão, deixando de investir muito dinheiro.

Mercedes-Benz Classe X será descontinuada

Já a Alaskan, que pode ser considerado como uma das irmãs do Classe X, vai ganhar mais uma chance de vida. De acordo com Juan Manuel Alliati, novo gerente de produto da marca, o modelo terá uma nova chance de ver a luz do dia em 2020, mesmo depois que a produção do carro foi suspensa no país vizinho.

“O projeto Alaskan está mais vivo que nunca. Em 2020, vimos uma nova oportunidade para lançá-la. Sua fabricação foi postergada, não cancelada”, disse o executivo ao Argentina Autoblog. “Nossa fábrica em Córdoba completa 65 anos em 2020 e está capacitada para produzir 70 mil picapes por ano.”.