A Mercedes-Benz confirmou que a 2ª geração do GLA vai ser vendida no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o carro, que chega com linha 2021, chegará nas concessionárias ainda em 2020.
O modelo que será vendido por aqui no que vem apresenta uma série de modificações quando comparado com o carro vendido até então. Por fora as alterações foram mais pontuais, mas por dentro as mudanças acabaram se tornando mais significativas, fazendo com que o carro deixasse um pouco para trás sua cara de hatch.
Em termos de tamanho, o carro mudou bastante, ficando 1,4 centímetro mais curto, agora com 4,410 metros de comprimento. A largura cresceu 3 cm, alcançando os 1,834 m. Está 10,4 cm mais alto, com 1,507 m, e o entre-eixos ganhou 3 cm, chegando aos 2,729 m. O porta-malas cresceu de 421 litros para 435 litros.
Com isso, que acabou ganhando mais espaço são os sortudos dos passageiros que sentam nos bancos de trás, mesmo que o carro tenha perdido um pouco da área para a cabeça. Foi incluído também um sistema que permite ajustar os bancos de trás em até 14 cm. Quando eles ficam com os encostos mais retos, o porta-malas ganha em termos de espaço. Já na parte da frente, o espaço acabou diminuindo um pouco tanto para os motoristas quanto também para os passageiros.
Ainda não se sabe quais serão as versões do carro que serão vendidas por aqui. Nos Estados Unidos, ele chega com tração dianteira, equipada com o 2.0 turbo que entrega 224 cv e 35,7 kgfm de torque, enviados para as rodas pelo câmbio automático de dupla embreagem e 8 marchas. Esta configuração permite que o SUV chegue aos 100 km/h em cerca de 8,7 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h.
Na Europa, o modelo conta com uma versão de entrada com motor 1.3 turbo de 3 cilindros, com 163 cv e 25,5 kgfm, quando são oferecidos o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. Além disso, o velho continente também terá uma versão com motor .0 turbo de 306 cv e 40,8 kgfm. Ele trabalha exclusivamente com a transmissão de dupla embreagem e 8 marchas, mandando a força para as quatro rodas pelo sistema 4Matic. Chega a 100 km/h em cerca de 5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Ainda não se sabe a data certa da chegada do modelo por aqui, mas tudo indica que fique apenas para o último trimestre de 2020.