Está surgindo mais uma grande iniciativa envolvendo grandes empresas do mercado mundial com o objetivo de lançar carros que trabalhem de forma autônoma e inteligente, sem que o veículo realmente precisa de um condutor para levar as pessoas de um lado para o outro. Trata-se de uma parceria entre a Mercedes, uma das maiores montadoras do mundo, e a Bosch, considerada como uma grande fornecedora de peças.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional e que está diretamente relacionado com estas duas empresas é que elas estão se unindo em um projeto que tem como principal finalidade o lançamento de ‘táxis-robôs’.
A ideia geral da parceria com as duas empresas é justamente oferecer um sistema que possa realmente ser chamado de táxi-robô, um veículo que seja compartilhado por meio do smartphone, em centros urbanos. O projeto nasce até mesmo com a meta de colocar os modelos sem motorista nas ruas até o começo da próxima década.
As duas empresas querem surgir como poderosas frentes para o Uber e outras companhias que também estão realizando esforços para colocar seus carros robôs na rua. Mas as duas companhias ainda não anunciaram como elas pretendem operar estes veículos autônomos, uma vez que seria preciso uma interface na qual as pessoas pediriam os seus carros, assim como o Uber, por exemplo.
A parceria acaba se mostrando bastante estratégica para o segmento, uma vez que reúne duas grandes potencias. A Mercedes conta com uma grande quantidade de tecnologias no segmento automotivo, sendo que os carros acabam tendo diversos sistemas que já poderiam ser aproveitados nos veículos autônomos. Já a Bosch entraria com recursos de engenharia poderosos para que o projeto possa efetivamente ser levado adiante.
"O objetivo principal do projeto é alcançar o desenvolvimento para a produção de um sistema de navegação que permita que carros dirijam de forma completamente autônoma na cidade", declarou um representante da empresa.