A Mercedes divulgou recentemente alguns dados referentes a testes feitos com seu novo protótipo elétrico, o EQS. De acordo com as informações divulgadas, o modelo conseguiu atingir uma autonomia de 1.205 km sem recarga, mantendo ainda mais 137 km de autonomia residual. O veículo possui uma bateria de estado sólido em seu conjunto mecânico.

Mercedes EQS atinge 1.205 km sem recarga

O teste foi feito com uma viagem entre Stuttgart (Alemanha) e Malmö (Suécia). Durante esse percurso, o carro usou somente rodovias (A7 e E20) e não fez travessias de ferry. O trajeto que o veículo percorreu acabou sendo planejado pelo sistema de navegação Electric Intelligence, considerando topografia, tráfego, temperatura ambiente e demandas de climatização.

O sistema de bateria do carro foi desenvolvido em parceria com o High Performance Powertrains (HPP), centro de tecnologia de Fórmula 1 da Mercedes, e utiliza células de lítio-metálico da americana Factorial Energy, baseadas na tecnologia FEST. O eletrólito é quase sólido, garantindo densidade energética 30 a 50% maior que células NMC convencionais, além de reduzir peso e aumentar a segurança.

Mercedes EQS atinge 1.205 km sem recarga

A bateria desse carro foi criada para conseguir manter tamanho e peso compatíveis com a versão padrão do EQS, que armazena 118 kWh líquidos. Com o aumento de 25% de energia na versão de estado sólido, o acumulador poderia chegar a cerca de 148 kWh líquidos.

Como estamos falando de um protótipo, a montadora ainda não divulgou todos os detalhes técnicos do carro, e uma das informações que acabou ficando de fora é o tempo de recarga desse sistema, caso ele fosse adaptado para um lançamento comercial.

A expectativa é que as baterias de estado sólido realmente se tornem padrão no mercado automotivo, mas isso deve acontecer apenas a partir do final da década.