A Mercedes divulgou nesta semana imagens da sua nova tela multimidia, que será parte integrante do pacote de informação e entretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX). A tela tem o nome de Hyperscreen e realmente é impressionante das mais variadas formas, começando pelo tamanho, já que chega com nada menos do que 56 polegadas.

Mercedes revela tela gigante de 56 polegadas e inteligência artificial

Mas a nova tela não surpreende apenas pelo tamanho e pela qualidade das imagens que promete integrar. Na verdade, existe todo um sistema que envolve a utilização de inteligência artificial e aprendizado de máquina para que ela realmente tenha um impacto no dia a dia de quem utiliza o veículo.

O novo sistema funciona a partir de três telas OLED distintas, sendo que uma delas se dedica apenas a atender ao passageiro que sente no banco da frente. Mas todas elas funcionam juntas também, o que deixa o sistema todo com o tamanho de 56 polegadas. Ele é feito com um vidro curso de silicato.

Para o motorista, o seu lado da tela pode mostrar um conjunto abrangente de medidores digitais, muito parecidos com o que pode ser encontrado no Class S 2021, por exemplo. Ele adiciona algumas funções de EV distintas que podem monitorar os freios, por exemplo, ou ainda o estado de carga e dinâmica de condução.

Mercedes revela tela gigante de 56 polegadas e inteligência artificial

A tela conta ainda com uma outra área dedicada a informação e entretenimento, cujo padrão será um grande mapa de navegação com controles minimalistas de telefone e áudio. Ao lado, uma tela mais curta e ampla exibe opções de entretenimento.

Nas laterais do vidro, existem aberturas circulares para o sistema de climatização, que dão a aparência de estarem flutuando acima da superfície. Outro detalhe que aparece nas imagens é o contorno de plástico da moldura única da tela, que apresenta três camadas extremamente finas de revestimento “Silver Shadow”.

A inteligência artificial vai aparecer ao armazenar perfis de motoristas e passageiros, fazendo sugestões de conforto e também de operações do veículo. A nova tela fará a sua estreia no sedã elétrico EQS e deve ser peça de outros modelos da mesma família.