Foram divulgados alguns detalhes de um acordo feito pelos países que fazem parte do Mercosul e que vão impactar diretamente no setor automobilístico. De acordo com as informações que foram divulgadas, serão zerados os impostos de importação para carros fabricados na União Europeia. O prazo para que isso aconteça é 15 anos a partir do início da validade do acordo comercial anunciado na última sexta-feira, dia 28.

Mercosul vai zerar tarifa de importação de carros da União Europeia

O texto não cita qualquer tipo de reciprocidade nessa medida. E isso, na prática, significa que os carros que são fabricados no Brasil não teriam a mesma vantagem quando vendidos para o mercado Europeu.

O acordo ainda não tem uma data definitiva para que possa entrar em vigor, uma vez que o texto final ainda precisa ser aprovado pelos congressos de todos os países que estão envolvidos na medida.

De acordo com Marcos Troyjo, secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do Ministério da Economia, não haverá prejuízo para a indústria nacional. “É uma liberalização controlada. Você impede uma explosão, mas ao mesmo tempo você mantém uma tarifa bem acima da média”, disse, nesta segunda.

Como vai funcionar a redução

Mercosul vai zerar tarifa de importação de carros da União Europeia

Atualmente os carros que são importados de países que não possuem acordo comercial com o Brasil precisam pagar um imposto de importação que é de 35%. Esse é o caso de todos os carros que chegam da Europa e do mercado asiático, por exemplo.

Nos primeiros 7 anos a partir do início da validade do acordo será estipulada uma cota. A alíquota de 35% será reduzida à metade para um montante anual de 50 mil carros. O Brasil poderá importar 32 mil carros por ano com este desconto.

Depois destes primeiros 7 anos, a alíquota passará a cair para todas os carros importados da UE, gradualmente, até ser eliminada.