Por Rodrigo Duarte

publicado em Mercado

Uma comissão parlamentar na Alemanha criada para investigar o Dieselgate, escândalo da emissão de poluentes dos modelos de carros da Volkswagen, questionou esta semana a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre o possível conhecimento de integrantes do governo em relação ao dispositivo que alterava os dados de emissão de poluentes.

De acordo com o depoimento de Merkel, ela soube da fraude exatamente como todo mundo ficou sabendo, através das denúncias que acabaram sendo publicadas pela imprensa. O fato também foi comunicado oficialmente ao governo pelo ministro dos Transportes do país, Alexander Dobrindt.

A chanceler do governo alemão também defendeu o ministério dos transportes, afirmando que ninguém sabia de qualquer tipo de atividade irregular que estaria sendo cometida pela Volkswagen antes que os fatos foram divulgados ao grande público. A líder também expressou seu total apoio a investigação que está sendo realizada.

 Em outro momento da sua declaração, Merkel lembrou a importância da indústria automotiva para não apenas o mercado da Alemanha, mas também para o continente europeu como um todo, e pediu para que as pessoas não “demonizassem” o setor automotivo como um todo a partir deste fato.

O parlamento alemão criou uma comissão formada tanto por partidos de oposição quanto por partidos governistas, com o objetivo de entender melhor como foi possível que este escândalo tivesse acontecido durante tanto tempo sem despertar qualquer tipo de suspeita de parte do poder público. A comissão está revendo o caso a partir do ano de 2007, quando foram iniciadas as tratativas para controlar os níveis de emissão de poluentes dos carros.

Mesmo com após os depoimentos de Merkel e do ministro dos transportes, os partidos de oposição afirmam que existem diversos indícios que apontam para o fato de que o governo sabia do problema bem antes de 2015.

Relembre o caso

Dieselgate foi o nome dado para um grande escândalo envolvendo o grupo Volkswagen e que se tornou público ao longo do ano de 2015. A empresa teria instalado softwares em diversos modelos dos seus carros para mascarar as reais quantidades de poluentes emitidos. A empresa acabou admitindo a existência deste software e que ele estaria presente em cerca de 11 milhões de veículos espalhados pelo mundo.

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex)
R$ 96.000,00
São Paulo (SP)
Troller T4 3.2 XLT 4WD
R$ 200.000,00
Florianópolis (SC)
Chevrolet Bel Air 6cc
R$ 190.000,00
São Paulo (SP)
Renault Kwid 1.0 Zen
R$ 35.000,00
Brasília (DF)
Audi A3 Sedan 1.8 TFSI Ambition S Tronic
R$ 106.000,00
São Paulo (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web