A Microsoft apresentou recentemente, em um evento nos Estados Unidos, um carro destinado as forças policiais que poderia bem ter saído de um filme de ficção cientifica. A apresentação foi realizada durante um congresso em Nova York destinado a apresentar soluções para cidades inteligentes.

Microsoft apresenta carro futurista para polícia

O projeto apresentado pela empresa de Bill Gates faz parte de um projeto denominado Microsoft Advanced Patrol Platform (MAPP). Tudo o que pode ser encontrado dentro do veículo, em termos de tecnologia e adaptação, foi feito em um Ford Explorer. A montadora se tornou parceira da Microsoft para essas tarefas.

A Microsoft afirma que o carro não é apenas um protótipo. Inclusive, a empresa já fez alguns modelos e ofereceu para os estados norte-americanos de Virginia e Washington. Todos os equipamentos de vigilância e de comunicação que podem ser encontrados neste modelo são de ponta de linha.

Equipamentos

Na parte de cima do carro, o carro conta com uma câmera de 360º e que é capaz de enviar vídeos em tempo real para um laptop de controle que está dentro do carro. Ao mesmo tempo, as imagens também são enviadas para a nuvem e enviadas para outras autoridades policiais. Diversos outros equipamentos também permitem que sejam feitas atividades de rastreio e de identificação.

Microsoft apresenta carro futurista para polícia

Os agentes que ficam instalados dentro de uma base poderão ter acesso imediatamente a localização de todos os carros que estão circulando e que contam com essa tecnologia instalada, ao mesmo tempo que também é possível ter acesso as imagens em tempo real. Os agentes que estão longe podem ir coletando informações captadas do ambiente mesmo que os policiais que estão dentro do carro no momento não estejam prestando atenção em todos os detalhes.

Um outro sistema que foi criado pela Microsoft e disponibilizado no carro permite que sejam rastreadas até 5 mil placas de veículos por minutos. Todas as informações são enviadas para a nuvem e analisadas através da tecnologia Azure. Qualquer anormalidade que for identificada durante a patrulha do carro acaba sendo enviada diretamente para os agentes que estão na base, que poderão verificar a informação nos computadores e repassar a chamada para os patrulheiros.